domingo, 25 de março de 2012

25 DE MARÇO: 22 Meia Maratona de Lisboa


Hoje, dia 25 de Março, decidi levar esta paixão a um nivel mais elevado, participando na 22ª Meia Maratona de Lisboa. Esta corrida, das com maior tradição de Portugal e com o atractivo principal de iniciar o seu percurso na Ponte 25 de Abril provou que a crise é algo que não deve afectar os portugueses, registando mais de 38.000 inscrições nas duas provas do dia (Mini Maratona Vodafone e Meia Maratona EDP).

Para a minha estreia em maratonas decidi elevar a fasquia, colocando como objectivo principal acabar a prova em menos de 2 horas, algo pelo qual fui bastante criticado ao longo dos dias anteriores. O inicio foi bastante atribulado devido aos muitos participantes que se "atropelavam" por uma boa posição para atacar o percurso mas à medida que se avançava e os participantes se dispersavam tornou-se bastante mais fácil a prática da corrida.

Para classificar a organização desta corrida com apenas uma palavra, esta seria EXCELENTE. Um percurso acessivel e com diversos postos de abastecimento, esta prova estava organizada de uma maneira rara de se encontrar nos últimos tempos.

No que toca à prova, aos 10 km o cronómetro oficial marcava 00:56:12, o que me deixou bastante satisfeito e consciente de que podia atingir o meu objectivo mas a partir daqui foi sempre a descer. O tempo, apesar de bom, foi um grande "adversário" pois estafou os concorrentes, levando-os ao limite e obrigando a uma gestão de esforço muito cautelosa. Á passagem dos 15 km o cronómetro marcava 01:28:21, o que tornou o meu objectivo praticamente impossivel de atingir, estando o pior reservado para o periodo entre os 17º e 18º quilómetros: ansioso por atingir o ponto de retorno, essa ânsia tornou-se fatal, obrigando-me a abrandar bastante o ritmo, chegando mesmo a ter de andar durante cerca de 30 segundos. Quando o ponto de retorno foi atingido os niveis de confiança aumentaram bastante, tendo chegado à meta menos de 10 minutos após o tempo limite pretendido, sendo importante retirar desta experiência o facto de ter acabado a minha primeira meia-maratona apesar de não ter treinado muito intensamente durante a semana, sendo que não fico nada desiludido pelo resultado obtido.

Tempo Oficial: 02:10:02

Tempo do Chip: 02:09:18

Tempo aos 15 km: 01:28:21

Classificação Geral: 4863º

Classificação no Escalão: 1422º

6 comentários:

  1. Excelente a sua estreia na meia maratona!
    Tenho a certeza que com tempo, treino e uma boa gestão do esforço durante as provas ira baixar, e muito, das duas horas na meia maratona e um dia (não tão distante como talvez imagine) ira participar na maratona!
    Claro que tudo terá que se centrar numa evolução natural e sem presas.
    Aproveito para lhe endereçar uma abraço e dar-lhe as boas vindas a esta grande família da “blogosfera corredora”.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua visita, já o adicionei no meu blogue, agora vá fazendo umas postagens para eu ir visitando. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio, bem vindo a este "admirável mundo novo". "Linkei-o" no Trilhos. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio, seja bem-vindo ao mundo das corridas já o adicionei e a partir de hoje está na minha blogosfera corredora.Para a primeira vez não foi mau , a partir de aqui é preciso algum treino e saber gerir o esforço. A minha primeira foi 1:39.29 e a partir dai não evolui muito , (o melhor é 1:31.17).Agora ando mais lento prefiro desfrutar da corrida.Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fábio

    É costume, nas nossas estreias, termos ambições e é bom que assim seja. A fasquia poderia estar um bocado alta em fazer uma meia maratona em 2h com poucos treinos mas tudo é possível quando começamos. Acontece que nem sempre as coisas nos correm bem e alguns exageros podem influenciar o resultado final.

    Há que manter um ritmo constante e não desgastante. Sei por experiência própria (já fiz a meia da Ponte algumas 14 vezes, entre elas a 2ª edição) que atualmente é uma confusão generalizada na ponte (daí não ter lá ido e se calhar não lá irei mais) e aquele serpentear por quem lá vai "passear" é desgastante.

    Desta vez não aconteceu, acontecerá na próxima, numa outra meia onde a confusão não seja igual.

    Continuação de bons treinos e boas provas.

    ResponderExcluir