domingo, 29 de abril de 2012

29 DE ABRIL: 7ª Corrida do Benfica/António Leitão


Após sensivelmente 1 mês de paragem destas lides decidi participar na 7ª Corrida do Benfica, a qual serviu de homenagem ao falecido António Leitão (antigo atleta do clube e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984). Para esta corrida participei com o nome de um colega meu de modo a obter o desconto a que os sócios do Benfica tinham direito, pelo que corri com o nome José Martins.

Esta corrida tinha um gosto especial para mim por diversos motivos:
1º Nesta corrida iria atingir a marca dos 100 km em corridas amadoras (marca essa atingida ao quilómetro 9);
2º Era a primeira corrida após ter completado a Meia Maratona de Lisboa e, desde então, tenho sempre treinado diariamente a percorrer distâncias superiores a 10 km, pelo que estava curioso em saber como responderia o corpo;
3º Desde que me conheço que sou sportinguista e hoje iria correr "em casa" do rival, juntamente com dois simpatizantes do Benfica para espicaçar um pouco a motivação.

Para esta corrida entrei com o objectivo de acabar a prova em menos de 50 minutos pela primeira vez, mas com a limitação de apenas ter treinado uma vez esta semana. De inicio esta corrida parecia ser complicada (após uma descida aquando a partida seguia-se uma súbida que, para quem não está habituado, poderia ser um obstáculo) mas mal as pernas começaram a trabalhar foi manter um ritmo constante até ao final da prova. Sem ter visto o percurso previamente e a acreditar nas palavras dos meus amigos que me acompanharam nesta corrida, fiz uma gestão de esforço de modo a enfrentar um percurso dificil e com súbidas ingremes, algo que não chegou a acontecer.

Com o ponto alto a ser a passagem pelo interior do Estádio da Luz, esta corrida mostrou que, ao contrário do que se passa no futebol, é possivel que adeptos de diferentes clubes confraternizem e compitam entre si sem excessos nem casos de violência.

No que toca ao meu tempo, este fugiu um pouco às expectativas, fruto da gestão de esforço excessiva que foi feita mas não é nada que se possa tornar um entrave. Nem o facto de ter acabado a prova em menos de 50 minutos nem de ter conseguido ficar na primeira metade da classificação (na geral, contabilizando todos os escalões e sexos, falhei a primeira metade da tabela por apenas 5 posições) me deverão desmoralizar e acredito que a primeira corrida concluída com um tempo abaixo dos 50 minutos esteja já ao virar da esquina e que ocorrerá antes de atingir a marca dos 200 km em provas. A próxima 

Tempo oficial: 00:54:30

Clasificação geral: 1658º/3306º

Classificação geral (apenas escalão masculino): 1538º/2830º

Classificação no escalão senior: 814º/1802º

Classificação no escalão senior (apenas escalão masculino): 734º/1455º