sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Próxima Corrida: São Silvestre de Lisboa (31 de Dezembro)


Após recuar na decisão de participar na São Silvestre dos Olivais devido a problemas de cariz profissional e de poder não completar esta prova decidi participar na São Silvestre de Lisboa a decorrer no último dia de 2011 com o inicio agendado para as 16:00.

Entro para esta corrida com as expectativas de acabá-la em menos de 1 hora e na primeira metade da tabela, tendo ainda a esperança de completar este percurso em menos de 50 minutos, algo que afigura-se bastante complicado tendo em conta a minha forma actual e o percurso em questão.

Esta corrida que tanta tinta fez correr ao longo dos últimos tempos devido à sua data (inicia-se apenas 2 horas antes da corrida homónima da Amadora onde irão participar alguns nomes sonantes do atletismo nacional) é composta por um percurso bastante complicado no que toca à altimetria, conforme pode ser visto no gráfico de altimetria disponivel no site oficial da prova:


Este é um percurso bastante parecido ao utilizado em diversas provas realizadas nos últimos meses (casos da Corrida do Sporting e, mais recentemente, do 54º Grande Prémio de Natal), pelo que já sei o que me espera e só resta começar a correr os últimos quilómetros de 2011 de modo a iniciar o novo ano em grande estilo.

Com o patrocínio do El Corte Inglês, Vitalis, Garmin, Isostar, entre outros e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, esta prova tem todas as condições para ser um sucesso e ajudar os diversos atletas amadores participantes a encerrarem o seu ano desportivo com chave de ouro.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal



Numa época em que todos nós somos alvo de intensa propaganda para comprarmos toda a espécie de produtos fúteis e tendo em conta a situação financeira do nosso País devemos ter a noção de que o Natal é uma época de paz, de amor e que deve ser passada com aqueles que mais amamos, seja família ou amigos.

Somos a geração dominante e será que é mais importante darmos aos nossos filhos (ou afilhados, sobrinhos, entre outros) uma qualquer prenda material que acabará numa prateleira ou proporcionar-lhe um momento para que se lembre para toda a vida?

Esta geração de crianças, alvo das mais diversas propagandas e a adoptar um estilo de vida cada vez mais sedentário tem de ser ajudada. Eu tenho 20 anos e tenho um peso acima do desejado mas enquanto criança sempre joguei futebol nas ruas, usando qualquer coisa como bola (até pedras) e as rodas dos carros como postes e sempre pratiquei exercício quando pude (e ainda agora o faço). O que será desta geração que o único exercício que faz é enfiar comida na boca e usar os polegares para carregar nos botões dos comandos?

Neste Natal, mais do que nunca, devemos aprender e apreender o verdadeiro significado do Natal e vive-lo do modo tradicional: entre familia e amigos e sem bens materiais que nos obriguem a esforços enormes e exorbitantes.

FELIZ NATAL!

Fotos do 54º Grande Prémio de Natal

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

18 DE DEZEMBRO: 54º Grande Prémio de Natal


A corrida de hoje era o 54º Grande Prémio de Natal, com partida da Praça Duque de Saldanha em direcção ao Campo Grande e chegada aos Restauradores, num percurso de sensivelmente 9 km. Os objectivos com que parti para esta corrida eram bastante acessíveis, visto que, tirando os seis túneis, este percurso era maioritariamente a descer.

A corrida foi completa em 00:47:30, tempo este que, apesar de superar as expectativas iniciais, é bastante mau tendo em conta a classificação final (apenas 1120º em 1376 corredores), pelo que isto é um indicio de que é preciso treinar cada vez mais de modo a atingir a melhor forma possível.

No que toca aos aspectos positivos desta corrida há que realçar o número de participantes tendo em conta a época natalícia, bem como o percurso que era bastante acessível e praticamente igual ao da Corrida do Sporting (realizada a 16 de Outubro), pelo que, para além de me fazer recordar o percurso em que iniciei esta "odisseia" de corridas, era o percurso ideal para superar os meus melhores tempos.

No que toca aos aspectos negativos, a organização da prova deverá ter em conta no futuro o facto de ter existido apenas o abastecimento de água a meio da prova e em apenas um lado da faixa (quando reparei neste pormenor tive de abrandar a corrida de modo a atravessar estrada do lado esquerdo para o direito e abrandar mais devido ao "congestionamento" de corredores), bem como o facto de não existirem marcadores de quilómetros, o que impediu muitos corredores de poderem fazer o seu sprint final por falta de informação.

Outro aspecto negativo na minha opinião foi o facto de não ter sido incluída uma medalha de participação, sendo apenas oferecida uma t-shirt que dava maior ênfase ao patrocinador (SportZone) do que à corrida (inclui uma mensagem nas costas que a meu ver é bastante incompleta), para além de uma garrafa de água e uma maçã. Tendo em conta o preço de inscrição para a corrida e os patrocinadores em questão deixou a desejar neste capitulo. A rever...

A próxima corrida em que irei participar será a São Silvestre dos Olivais, corrida com bastantes subidas e para a qual parto com objectivos humildes mas com bastante força de vontade para os superar.

Classificação: 1120/1376
Tempo da corrida: 00:47:30

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Próxima Corrida: 54º Grande Prémio de Natal (18 de Dezembro)


A próxima corrida em que irei participar é o 54º Grande Prémio de Natal, organizado pela Associação de Atletismo de Lisboa com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da SportZone.

Com a partida marcada para as 10:50 e composta por um percurso de 9 km, a partida será dada na Praça Duque de Saldanha, no sentido do trânsito, em direcção ao Campo Grande, contornando este, junto à Churrasqueira, seguindo para Entrecampos, Av. da Republica, Saldanha, Av. Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, Av. da Liberdade, Restauradores, Rossio, Restauradores (junto aos CTT), onde termina.

Com um regresso aos treinos há pouquissimo tempo tenho como objectivos, à entrada da corrida, terminar o percurso em menos de 50 minutos e na primeira metade da classificação. Através do percurso é possivel deduzir que este é predominantemente a descer, pelo que é sempre uma ajuda extra evitar súbidas predominantes como as verificadas na 1ª Corrida D. Dinis há sensivelmente 1 mês. Tendo todos os componentes para atingir os objectivos propostos, esta corrida servirá como um teste à minha condição fisica, à imagem do que foi dito à entrada da Corrida da Familia no dia 4 de Dezembro, aumentando deste modo o percurso.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Palavras de inspiração


Palavras de um dos maiores homens do Século XX. Todos nós corremos (metaforicamente falando) por algo na vida, algo que nos faça felizes, algo que nos complete. Sempre que é atingido um objectivo tentamos atingir o próximo marcador, o próximo "ponto de abastecimento" até um dia chegarmos à "meta". E se não entrarmos nesta corrida? Se preferirmos ficar a dormir em vez de correr atrás do objectivo, se preferirmos ficar no conforto da nossa casa em vez lutarmos pelo que pretendemos, se deixarmos de sonhar por tentar atingir o próximo marcador é "uma parte do nosso futuro que deixa de existir".

Palavras inspiradoras de um homem inspirador que são como um mandamento para todos aqueles que pretendem viver a sua vida em vez de a poupar, que preferem viver em busca da felicidade em vez de aprovação de terceiros até um dia nos arrependermos de não ter corrido atrás dos nossos sonhos.

Para mim são sem dúvidas palavras inspiradoras, não só para as corridas mas para a vida.

domingo, 4 de dezembro de 2011

G.P. "Fim da Europa"- CANCELADO

 
Com muita pena minha (e dos muitos adeptos deste tipo de corridas) o Grande Prémio "Fim da Europa" (inicialmente marcado para dia 29 de Janeiro) foi cancelado pela organização, a qual argumenta no seu site oficial que a decisão deve-se a "razões orçamentais", afirmando também que "esperamos regressar em 2013".

Apelidada pelos entusiastas das corridas como a prova mais bonita realizada em território nacional e uma das mais bonitas do Mundo, o Grande Prémio "Fim da Europa" (tendo este nome devido ao facto de ligar dois dos pontos mais ocidentais do continente europeu, um deles o Cabo da Roca) teve uma grande divulgação essencialmente nos últimos 3 anos, muito pela paisagem que unia os 16.945 metros do percurso entre a Serra de Sintra e o Cabo da Roca. Após uma tendência positiva no número de inscrições verificadas nos últimos anos é triste (mas também compreensivel, tendo em conta o momento que o nosso País atravessa) esta tomada de decisão por parte da organização da prova.

Como os seus organizadores e os muitos entusiastas deste desporto que foram apanhados de surpresa com esta decisão, espero que esta prova regresse em 2013, não só pela sua tradição mas também pela sua beleza.

Fotos da Maratona de Lisboa

Aqui estão algumas fotos desta manhã:

 

Os primeiros metros da corrida
 

Os metros finais a "fugir" de um dos funcionários da corrida. De salientar o tempo de onde se devem retirar 10 minutos referentes à Maratona.